POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas de São Desidério - BA
Dados do Encarregado (art. 41 da LGPD) |
I. Marcos Alessandro Siqueira– NPDO |
II. Centro Empresarial Varig SCN Quadra 04, Bloco B, Sala 702 Asa Norte | Brasília – DF |
III. Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 08h00 às 17h00 |
IV. Telefone: (61) 3221-1172 |
V. E-mail: contato@itware.com |
- Introdução
Esta Política de Privacidade (ou simplesmente “Política”), tem por objetivo esclarecer e tornar público o uso dos dados pessoais no Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas, Títulos e Documentos da Comarca de São Desidério - BA, em linguagem clara e acessível.
Para começar, vamos falar um pouco sobre o que é um cartório, também conhecido como serventia extrajudicial.
Os cartórios prestam à sociedade serviços notariais e de registro para garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. Eles formalizam e conservam diversos atos importantes da vida em sociedade, tais como: nascimentos, casamentos e óbitos; escrituras, procurações, testamentos, divórcios e inventários; autenticações de cópias e reconhecimento de firmas; registros de imóveis; notificações e registro de documentos e de pessoas jurídicas; protestos de títulos e documentos de dívida, dentre outros.
Para facilitar a sua busca de informações, informe-nos o tipo de relacionamento que você tem conosco:
- Sou cliente
- Sou colaborador ou candidato a uma vaga de trabalho
- Sou fornecedor ou terceirizado
2 Seção de clientes
Estamos felizes com sua visita em nossa Política e em seu interesse em saber mais sobre como tratamos seus dados pessoais. Em nosso Cartorio de Registro de Imóveis, Hipotecas e Títulos e Documentos e das Pessoas Jurídicas você pode:
- Registrar momentos e atos para obter maior segurança jurídica;
- Anotar um novo ato posterior no último registro.
- Averbar um novo ato que modifica o registro, chamado de “averbação”.
v Retificar um ato já registrado ou averbado que contenha alguma incorreção.
- Solicitar matricula de um imóvel: caracteriza e individualiza o imóvel, por meio de sua localização e descrição. É nesse documento que constam tanto o registro como as averbações que expõem a situação legal do imóvel;
- Averbar um imóvel: anotar informação que modifica o conteúdo original do documento por acrescentar a ele novas informações. Confere, por exemplo, total legitimidade à compra e venda de um imóvel;
- Registrar um imóvel: registrar a transmissão da matrícula que irá comprovar quem é o dono do imóvel e se houve transferência de uma pessoa para outra;
- Retificar um registro: procedimento que pode ser judicial ou extrajudicial com a finalidade de corrigir erros, omissões e imperfeições que, porventura, existam na descrição do imóvel ou nos dados das pessoas que constam no registro.
Os atos acima podem ser realizados por diversos motivos, entre eles:
· Pela instituição do bem de família;
· Por hipotecas legais, judiciais e convencionais;
· Por contratos de locação de prédios;
· Pela penhora, arresto e sequestro de imóveis;
· Pelas convenções antenupciais;
· Pela extinção do ônus;
· Por contratos de promessa de compra e venda;
· Por decisões jurídicas.
No Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Registro de Pessoas Jurídicas também pode-se solicitar a emissão de certidões sobre os registros realizados.
Abaixo vamos explicar com detalhes como tratamos seus dados pessoais e quais são nossas obrigações durante a prestação de novos serviços.
- TRATAMENTO DE DADOS PARA REGISTRO, ANOTAÇÃO, AVERBAÇÃO OU AVERBAÇÃO
- Dados pessoais que coletamos:
- Dados de seu documento de identificação apresentado, que podem incluir: nome, foto do documento, CPF, RG, CNH, naturalidade, nacionalidade, data de nascimento, sexo, nome de seu pai e de sua mãe, estado civil e profissão;
- Dados biométricos;
- Dados de contato, que podem incluir: números de telefone residencial, comercial e/ou celular, endereço residencial e endereço eletrônico (e-mail).
- Dados de pagamentos dos serviços solicitados.
- A hipótese da LGPD (base legal) nos permite tratar esses dados é o cumprimento de obrigação legal ou regulatória (LGPD, art. 7, II). Seguem abaixo as principais leis e provimentos que devemos observar:
- LEI Nº 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994 (Lei dos Cartórios);
- LEI Nº 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973 (Dispõe sobre os registros públicos, e dá outras providências);
- PROVIMENTO CNJ Nº 50, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015 (Dispõe sobre a conservação de documentos nos cartórios extrajudiciais);
- Quanto tempo meu dado fica guardado no cartório?
- Os registros são de guarda permanente; ou seja, nunca são apagados;
- Os documentos de retificações e averbações ficam armazenados por 5 (cinco) anos;
- Esses prazos foram estabelecidos pela Tabela de Temporalidade de Documentos do PROVIMENTO CNJ Nº 50, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015, que pode ser consultada clicando aqui.
- Com quem podemos compartilhar seus dados:
- Com a SISCOAF - Sistema de Controle de Atividades Financeiras para identificar o modo seguro do seu portador em transações realizadas em ambientes digitais.
- Com o Sistema SCC para registro e consulta de certidões no Estado da Bahia;
- Com o Ministério Público para enviar as informações de demandas pelo Ministério Público;
- Com o Juiz Competente para pedidos de registro, anotações, averbações ou retificações que demandem parecer de Juiz competente;
- Com a Central RTDPJ-BRASIL para emissão de certidões e registro de títulos e documentos e pessoa jurídica;
- Com a ONR – Ofício Eletrônico (Central de Serviços Eletrônicos dos Registradores de Imóveis;
- Com o Sitema DOI – Declaração sobre Operações Imobiliárias;
- Com o Google para compartilhamento de E-mails.
- Com o Sistema Escriba para gestão de serviços do cartório;
- Com o Sistema Métrica DIMENSOR para gestão de serviços do cartório;
- Com o Sistema VHL para gestão cartorária;
- Com o Sistema SOFTWIKI para consultas.
- Seus direitos como titular dos dados pessoais tratados são:
- Confirmação da existência de tratamento (LGPD, art. 18, I);
- Acesso aos dados (LGPD, art. 18, II);
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados (LGPD, art. 18, III);
- Informação sobre compartilhamento de dados (LGPD art. 18, VII).
- Como faço para exercer meus direitos relacionados acima?
- Clique aqui e faça uma solicitação direta ao Encarregado pelo tratamento de dados pessoais do Ofício de Registro em referência.
- TRATAMENTO DE DADOS PARA EMISSÃO DE CERTIDÕES
Para emissão de certidões, 2 tipos de titulares estão envolvidos: a pessoa que informou os dados que constarão na certidão e a pessoa que irá solicitar a certidão.
Para o titular dono dos dados que serão emitidos na certidão, as informações de tratamento estão na seção acima, especialmente em “com quem podemos compartilhar seus dados”.
Para o titular solicitante da certidão, os tratamentos de dados pessoais ocorrerão conforme abaixo:
- Dados pessoais que coletamos:
- Nome completo, vedada a utilização de abreviaturas;
- Número do CPF;
- Número do RG;
- Nacionalidade;
- Estado civil, existência de união estável;
- Filiação;
- Profissão;
- Domicílio e residência;
- Telefone;
- Endereço eletrônico.
- A hipótese da LGPD (base legal) nos permite tratar esses dados é o cumprimento de obrigação legal ou regulatória (LGPD, art. 7, II). Seguem abaixo as principais leis e provimentos que devemos observar:
- PROVIMENTO Nº 61 DE 17/10/2017 (Dispõe sobre a obrigatoriedade de informação do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e dos dados necessários à completa qualificação das partes nos feitos distribuídos ao Poder Judiciário e aos
serviços extrajudiciais em todo o território nacional).
- Quanto tempo meu dado fica guardado no cartório?
- Os documentos que instruem processos ficam armazenados por 5 (cinco) anos.
- Com quem compartilhamos seus dados para esses tipos de serviços:
- Com o titular dono dos dados, de acordo com a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (LGPD),no artigo 18, VII;
- Com terceiros com autorização judicial;
- Com o Ministério Público da União (MPU) ou dos estados (MPE);
- Com órgãos do Poder Judiciário.
- Com o Sistema Central RTDBrasil registro e consulta de certidões no Estado de Minas Gerais.
- Solicitante de certidão para responder a Responder a solicitação de emissão de certidão, conforme Art. 16 da LEI Nº 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973.
- Com o sistema SCC para registro e consulta de certidões no Estado da Bahia;
- Com o Sistema Escriba para gestão de serviços do cartório;
- Com o Sistema VHL para gestão cartorária.
- Seus direitos como titular dos dados pessoais tratadossão:
- Confirmação da existência de tratamento (LGPD, art. 18, I);
- Acesso aos dados (LGPD, art. 18, II);
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados (LGPD, art. 18, III);
- Informação sobre compartilhamento de dados (LGPD art. 18, VII).
- Como faço para exercer meus direitos relacionados acima?
- Clique aqui e faça uma solicitação direta ao Encarregado pelo tratamento de dados pessoais do Ofício de Registro em referência.
3 SEÇÃO DE CANDIDATOS À VAGA DE TRABALHO
- TRATAMENTO DE DADOS DE CANDIDATOS À VAGA DE TRABALHO
- Dados pessoais que coletamos:
- Dados de seu documento de identificação, que podem incluir: nome, foto do documento, CPF, RG, CNH, naturalidade, nacionalidade, data de nascimento, sexo, nome de seu pai e de sua mãe;
- Dados de contato, que podem incluir: números de telefone residencial e/ou celular, endereço residencial e endereço eletrônico (e-mail);
- Formação acadêmica;
- Escolaridade;
- Dados de empregos anteriores.
- A hipótese da LGPD (base legal) nos permite tratar esses dados são:
- Execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados (LGPD, art. 7, V).
- Quanto tempo meu dado fica guardado no cartório?
- Os dados são eliminados ao final de cada processo seletivo, ou seja, assim que a vaga é preenchida.
- Com quem compartilhamos seus dados pessoais:
- Google envio e recebimento de e-mails.
- Com a Contabilidade para a emissão de documentos de departamento pessoal
- Seus direitos como titular dos dados pessoais tratados são:
- Confirmação da existência de tratamento (LGPD, art. 18, I);
- Acesso aos dados (LGPD, art. 18, II);
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados (LGPD, art. 18, III);
- Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados (art. 18, IV);
- Informação sobre compartilhamento de dados (LGPD art. 18, VII).
- Como faço para exercer meus direitos relacionados acima?
- Fale diretamente com o responsável pelo processo de seleção que você está participando, OU
- Clique aqui e faça uma solicitação direta ao Encarregado pelo tratamento de dados pessoais do Ofício de Registro em referência.
4 SEÇÃO DE FORNECEDORES E TERCEIRIZADOS
- TRATAMENTO DE DADOS DE FORNECEDORES
- Dados pessoais que coletamos:
- Dados de seu documento de identificação, que podem incluir: nome, foto do documento, CPF, RG, CNH, naturalidade, nacionalidade, data de nascimento, sexo, nome de seu pai e de sua mãe;
- Dados de contato, que podem incluir: números de telefone comercial, residencial e/ou celular, endereço comercial e endereço eletrônico (e-mail);
- Dados bancários;
- Dados de transações bancárias (pagamentos).
- As hipóteses da LGPD (bases legais) nos permitem tratar esses dados são:
- Execução ou preparação contratual (art. 7, V), de acordo com a LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 (Institui o Código Civil.);
- Exercício regular de direitos (art. 7, VI), de acordo com a LEI Nº 10.406, DE
- 10 DE JANEIRO DE 2002 (Institui o Código Civil.) e EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RESP. Nº 1.281.594 - SP (2011/0211890-7).
- Quanto tempo meu dado fica guardado no cartório?
- Os dados referentes a contratos com o Ofício de Registro são armazenados por 10 (dez) anos para permitir o exercício regular de direitos.
- Com quem compartilhamos seus dados pessoais:
- ITware Soluções em TI, que fornece o serviço de adequação à LGPD deste Ofício de Registro;
- Com a Contabilidade;
- Google para compartilhamento de e-mails;
- Seus diretos como titular dos dados pessoais tratados são:
- Confirmação da existência de tratamento (LGPD, art. 18, I);
- Acesso aos dados (LGPD, art. 18, II);
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados (LGPD, art. 18, III);
- Informação sobre compartilhamento de dados (LGPD art. 18, VII).
- Como faço para exercer meus direitos relacionados acima?
- Fale diretamente com o Oficial de Registro responsável pelo seu contrato, OU
- Clique aqui e faça uma solicitação direta ao Encarregado pelo tratamento de dados pessoais do Ofício de Registro em referência.
5 Sobre as obrigações dos titulares
- Avaliar esta Política de Privacidade;
- Fornecer dados precisos e verdadeiros;
- Informar sobre alterações de seus dados por intermédio de nossos canais de comunicação;
- Não fornecer dados de terceiros;
- Não tornar público dado pessoal informado em nosso Ofício de Registro, salvo em caso de livre e espontânea vontade, tendo ciência que dados publicizados podem ser tratados sem o Consentimento do titular (LGPD, Art. 7º, I) do titular;
- Responder por dados falsos, excessivos ou imprecisos que vier a fornecer, e pelos danos, diretos ou indiretos, que isso pode causar ao Ofício de Registro, a si mesmo ou a terceiros.
6 Sobre segurança e proteção de dados pessoais
- O Ofício de Registro em referência armazena dados pessoais em repositórios protegidos e realiza cópias de salvaguarda periodicamente, garantindo a disponibilidade dos dados;
- Todo o tráfego online de dados pessoais é realizado por canais criptografados;
- Todos os dispositivos que usamos no acesso de dados pessoais são protegidos por softwares de segurança que garantem a confidencialidade e integridade dos dados;
- Todos os dados pessoais em meios físicos (papeis) são armazenados em locais controlados (trancados e com controle de acesso), garantindo que apenas o pessoal autorizado tenha acesso a eles;
- Os operadores escolhidos para o processamento são empresas com políticas de segurança e salvaguarda, garantindo a proteção dos dados pessoais.
7 Sobre alterações nesta Política
- Podemos atualizar esta política sempre que necessário, mantendo-a neste link.
- As alterações não serão comunicadas ao titular, portanto, você deve verificar esta Política periodicamente ou sempre que tiver dúvidas.
8 Nossos dados:
Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas, Títulos e Documentos da Comarca de São Desidério - BA
Rua Custódia Guimarães De Souza, Nº 160, Térreo, Bairro Felisberto Ferreira Dos Anjos, São Desidério-BA
Horário do Expediente: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Telefones de contato: (XX) XXX-XXXX
E-mails: colocar@email.aqui
9 Nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO):
Nome: Marcos Alessandro Siqueira
Contato: clique aqui
10 Quero saber mais
Para maiores informações, favor entrar em contato pelo canal Fale com o Encarregado (DPO).
Dados desta versão:
Versão 1, revisão 1, publicada em 09 de fevereiro de 2024
Elaborada pela equipe de privacidade da ITware Soluções em TI para o Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas, Títulos e Documentos da Comarca de São Desidério - BA
Revisada pelo Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais do Ofício de Registro, Marcos Siqueira, em 09 de fevereiro de 2024.
CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, HIPOTECAS, TÍTULOS E DOCUMENTOS DA COMARCA DE SÃO DESIDÉRIO- BA
Política de Privacidade
- Introdução
Esta Política de Privacidade (ou simplesmente “Política”), tem por objetivo esclarecer e tornar público o uso dos dados pessoais no Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas, Títulos e Documentos da Comarca de São Desidério - BA, em linguagem clara e acessível.
Para começar, vamos falar um pouco sobre o que é um cartório, também conhecido como serventia extrajudicial.
Os cartórios prestam à sociedade serviços notariais e de registro para garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. Eles formalizam e conservam diversos atos importantes da vida em sociedade, tais como: nascimentos, casamentos e óbitos; escrituras, procurações, testamentos, divórcios e inventários; autenticações de cópias e reconhecimento de firmas; registros de imóveis; notificações e registro de documentos e de pessoas jurídicas; protestos de títulos e documentos de dívida, dentre outros.
Para facilitar a sua busca de informações, informe-nos o tipo de relacionamento que você tem conosco:
- Sou cliente
- Sou colaborador ou candidato a uma vaga de trabalho
- Sou fornecedor ou terceirizado
2 Seção de clientes
Estamos felizes com sua visita em nossa Política e em seu interesse em saber mais sobre como tratamos seus dados pessoais. Em nosso Cartorio de Registro de Imóveis, Hipotecas e Títulos e Documentos e das Pessoas Jurídicas você pode:
- Registrar momentos e atos para obter maior segurança jurídica;
- Anotar um novo ato posterior no último registro.
- Averbar um novo ato que modifica o registro, chamado de “averbação”.
v Retificar um ato já registrado ou averbado que contenha alguma incorreção.
- Solicitar matricula de um imóvel: caracteriza e individualiza o imóvel, por meio de sua localização e descrição. É nesse documento que constam tanto o registro como as averbações que expõem a situação legal do imóvel;
- Averbar um imóvel: anotar informação que modifica o conteúdo original do documento por acrescentar a ele novas informações. Confere, por exemplo, total legitimidade à compra e venda de um imóvel;
- Registrar um imóvel: registrar a transmissão da matrícula que irá comprovar quem é o dono do imóvel e se houve transferência de uma pessoa para outra;
- Retificar um registro: procedimento que pode ser judicial ou extrajudicial com a finalidade de corrigir erros, omissões e imperfeições que, porventura, existam na descrição do imóvel ou nos dados das pessoas que constam no registro.
Os atos acima podem ser realizados por diversos motivos, entre eles:
· Pela instituição do bem de família;
· Por hipotecas legais, judiciais e convencionais;
· Por contratos de locação de prédios;
· Pela penhora, arresto e sequestro de imóveis;
· Pelas convenções antenupciais;
· Pela extinção do ônus;
· Por contratos de promessa de compra e venda;
· Por decisões jurídicas.
No Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Registro de Pessoas Jurídicas também pode-se solicitar a emissão de certidões sobre os registros realizados.
Abaixo vamos explicar com detalhes como tratamos seus dados pessoais e quais são nossas obrigações durante a prestação de novos serviços.
- TRATAMENTO DE DADOS PARA REGISTRO, ANOTAÇÃO, AVERBAÇÃO OU AVERBAÇÃO
- Dados pessoais que coletamos:
- Dados de seu documento de identificação apresentado, que podem incluir: nome, foto do documento, CPF, RG, CNH, naturalidade, nacionalidade, data de nascimento, sexo, nome de seu pai e de sua mãe, estado civil e profissão;
- Dados biométricos;
- Dados de contato, que podem incluir: números de telefone residencial, comercial e/ou celular, endereço residencial e endereço eletrônico (e-mail).
- Dados de pagamentos dos serviços solicitados.
- A hipótese da LGPD (base legal) nos permite tratar esses dados é o cumprimento de obrigação legal ou regulatória (LGPD, art. 7, II). Seguem abaixo as principais leis e provimentos que devemos observar:
- LEI Nº 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994 (Lei dos Cartórios);
- LEI Nº 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973 (Dispõe sobre os registros públicos, e dá outras providências);
- PROVIMENTO CNJ Nº 50, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015 (Dispõe sobre a conservação de documentos nos cartórios extrajudiciais);
- Quanto tempo meu dado fica guardado no cartório?
- Os registros são de guarda permanente; ou seja, nunca são apagados;
- Os documentos de retificações e averbações ficam armazenados por 5 (cinco) anos;
- Esses prazos foram estabelecidos pela Tabela de Temporalidade de Documentos do PROVIMENTO CNJ Nº 50, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015, que pode ser consultada clicando aqui.
- Com quem podemos compartilhar seus dados:
- Com a SISCOAF - Sistema de Controle de Atividades Financeiras para identificar o modo seguro do seu portador em transações realizadas em ambientes digitais.
- Com o Sistema SCC para registro e consulta de certidões no Estado da Bahia;
- Com o Ministério Público para enviar as informações de demandas pelo Ministério Público;
- Com o Juiz Competente para pedidos de registro, anotações, averbações ou retificações que demandem parecer de Juiz competente;
- Com a Central RTDPJ-BRASIL para emissão de certidões e registro de títulos e documentos e pessoa jurídica;
- Com a ONR – Ofício Eletrônico (Central de Serviços Eletrônicos dos Registradores de Imóveis;
- Com o Sitema DOI – Declaração sobre Operações Imobiliárias;
- Com o Google para compartilhamento de E-mails.
- Com o Sistema Escriba para gestão de serviços do cartório;
- Com o Sistema Métrica DIMENSOR para gestão de serviços do cartório;
- Com o Sistema VHL para gestão cartorária;
- Com o Sistema SOFTWIKI para consultas.
- Seus direitos como titular dos dados pessoais tratados são:
- Confirmação da existência de tratamento (LGPD, art. 18, I);
- Acesso aos dados (LGPD, art. 18, II);
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados (LGPD, art. 18, III);
- Informação sobre compartilhamento de dados (LGPD art. 18, VII).
- Como faço para exercer meus direitos relacionados acima?
- Clique aqui e faça uma solicitação direta ao Encarregado pelo tratamento de dados pessoais do Ofício de Registro em referência.
- TRATAMENTO DE DADOS PARA EMISSÃO DE CERTIDÕES
Para emissão de certidões, 2 tipos de titulares estão envolvidos: a pessoa que informou os dados que constarão na certidão e a pessoa que irá solicitar a certidão.
Para o titular dono dos dados que serão emitidos na certidão, as informações de tratamento estão na seção acima, especialmente em “com quem podemos compartilhar seus dados”.
Para o titular solicitante da certidão, os tratamentos de dados pessoais ocorrerão conforme abaixo:
- Dados pessoais que coletamos:
- Nome completo, vedada a utilização de abreviaturas;
- Número do CPF;
- Número do RG;
- Nacionalidade;
- Estado civil, existência de união estável;
- Filiação;
- Profissão;
- Domicílio e residência;
- Telefone;
- Endereço eletrônico.
- A hipótese da LGPD (base legal) nos permite tratar esses dados é o cumprimento de obrigação legal ou regulatória (LGPD, art. 7, II). Seguem abaixo as principais leis e provimentos que devemos observar:
- PROVIMENTO Nº 61 DE 17/10/2017 (Dispõe sobre a obrigatoriedade de informação do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e dos dados necessários à completa qualificação das partes nos feitos distribuídos ao Poder Judiciário e aos
serviços extrajudiciais em todo o território nacional).
- Quanto tempo meu dado fica guardado no cartório?
- Os documentos que instruem processos ficam armazenados por 5 (cinco) anos.
- Com quem compartilhamos seus dados para esses tipos de serviços:
- Com o titular dono dos dados, de acordo com a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (LGPD),no artigo 18, VII;
- Com terceiros com autorização judicial;
- Com o Ministério Público da União (MPU) ou dos estados (MPE);
- Com órgãos do Poder Judiciário.
- Com o Sistema Central RTDBrasil registro e consulta de certidões no Estado de Minas Gerais.
- Solicitante de certidão para responder a Responder a solicitação de emissão de certidão, conforme Art. 16 da LEI Nº 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973.
- Com o sistema SCC para registro e consulta de certidões no Estado da Bahia;
- Com o Sistema Escriba para gestão de serviços do cartório;
- Com o Sistema VHL para gestão cartorária.
- Seus direitos como titular dos dados pessoais tratadossão:
- Confirmação da existência de tratamento (LGPD, art. 18, I);
- Acesso aos dados (LGPD, art. 18, II);
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados (LGPD, art. 18, III);
- Informação sobre compartilhamento de dados (LGPD art. 18, VII).
- Como faço para exercer meus direitos relacionados acima?
- Clique aqui e faça uma solicitação direta ao Encarregado pelo tratamento de dados pessoais do Ofício de Registro em referência.
3 SEÇÃO DE CANDIDATOS À VAGA DE TRABALHO
- TRATAMENTO DE DADOS DE CANDIDATOS À VAGA DE TRABALHO
- Dados pessoais que coletamos:
- Dados de seu documento de identificação, que podem incluir: nome, foto do documento, CPF, RG, CNH, naturalidade, nacionalidade, data de nascimento, sexo, nome de seu pai e de sua mãe;
- Dados de contato, que podem incluir: números de telefone residencial e/ou celular, endereço residencial e endereço eletrônico (e-mail);
- Formação acadêmica;
- Escolaridade;
- Dados de empregos anteriores.
- A hipótese da LGPD (base legal) nos permite tratar esses dados são:
- Execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados (LGPD, art. 7, V).
- Quanto tempo meu dado fica guardado no cartório?
- Os dados são eliminados ao final de cada processo seletivo, ou seja, assim que a vaga é preenchida.
- Com quem compartilhamos seus dados pessoais:
- Google envio e recebimento de e-mails.
- Com a Contabilidade para a emissão de documentos de departamento pessoal
- Seus direitos como titular dos dados pessoais tratados são:
- Confirmação da existência de tratamento (LGPD, art. 18, I);
- Acesso aos dados (LGPD, art. 18, II);
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados (LGPD, art. 18, III);
- Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados (art. 18, IV);
- Informação sobre compartilhamento de dados (LGPD art. 18, VII).
- Como faço para exercer meus direitos relacionados acima?
- Fale diretamente com o responsável pelo processo de seleção que você está participando, OU
- Clique aqui e faça uma solicitação direta ao Encarregado pelo tratamento de dados pessoais do Ofício de Registro em referência.
4 SEÇÃO DE FORNECEDORES E TERCEIRIZADOS
- TRATAMENTO DE DADOS DE FORNECEDORES
- Dados pessoais que coletamos:
- Dados de seu documento de identificação, que podem incluir: nome, foto do documento, CPF, RG, CNH, naturalidade, nacionalidade, data de nascimento, sexo, nome de seu pai e de sua mãe;
- Dados de contato, que podem incluir: números de telefone comercial, residencial e/ou celular, endereço comercial e endereço eletrônico (e-mail);
- Dados bancários;
- Dados de transações bancárias (pagamentos).
- As hipóteses da LGPD (bases legais) nos permitem tratar esses dados são:
- Execução ou preparação contratual (art. 7, V), de acordo com a LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 (Institui o Código Civil.);
- Exercício regular de direitos (art. 7, VI), de acordo com a LEI Nº 10.406, DE
- 10 DE JANEIRO DE 2002 (Institui o Código Civil.) e EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RESP. Nº 1.281.594 - SP (2011/0211890-7).
- Quanto tempo meu dado fica guardado no cartório?
- Os dados referentes a contratos com o Ofício de Registro são armazenados por 10 (dez) anos para permitir o exercício regular de direitos.
- Com quem compartilhamos seus dados pessoais:
- ITware Soluções em TI, que fornece o serviço de adequação à LGPD deste Ofício de Registro;
- Com a Contabilidade;
- Google para compartilhamento de e-mails;
- Seus diretos como titular dos dados pessoais tratados são:
- Confirmação da existência de tratamento (LGPD, art. 18, I);
- Acesso aos dados (LGPD, art. 18, II);
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados (LGPD, art. 18, III);
- Informação sobre compartilhamento de dados (LGPD art. 18, VII).
- Como faço para exercer meus direitos relacionados acima?
- Fale diretamente com o Oficial de Registro responsável pelo seu contrato, OU
- Clique aqui e faça uma solicitação direta ao Encarregado pelo tratamento de dados pessoais do Ofício de Registro em referência.
5 Sobre as obrigações dos titulares
- Avaliar esta Política de Privacidade;
- Fornecer dados precisos e verdadeiros;
- Informar sobre alterações de seus dados por intermédio de nossos canais de comunicação;
- Não fornecer dados de terceiros;
- Não tornar público dado pessoal informado em nosso Ofício de Registro, salvo em caso de livre e espontânea vontade, tendo ciência que dados publicizados podem ser tratados sem o Consentimento do titular (LGPD, Art. 7º, I) do titular;
- Responder por dados falsos, excessivos ou imprecisos que vier a fornecer, e pelos danos, diretos ou indiretos, que isso pode causar ao Ofício de Registro, a si mesmo ou a terceiros.
6 Sobre segurança e proteção de dados pessoais
- O Ofício de Registro em referência armazena dados pessoais em repositórios protegidos e realiza cópias de salvaguarda periodicamente, garantindo a disponibilidade dos dados;
- Todo o tráfego online de dados pessoais é realizado por canais criptografados;
- Todos os dispositivos que usamos no acesso de dados pessoais são protegidos por softwares de segurança que garantem a confidencialidade e integridade dos dados;
- Todos os dados pessoais em meios físicos (papeis) são armazenados em locais controlados (trancados e com controle de acesso), garantindo que apenas o pessoal autorizado tenha acesso a eles;
- Os operadores escolhidos para o processamento são empresas com políticas de segurança e salvaguarda, garantindo a proteção dos dados pessoais.
7 Sobre alterações nesta Política
- Podemos atualizar esta política sempre que necessário, mantendo-a neste link.
- As alterações não serão comunicadas ao titular, portanto, você deve verificar esta Política periodicamente ou sempre que tiver dúvidas.
8 Nossos dados:
Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas, Títulos e Documentos da Comarca de São Desidério - BA
Rua Custódia Guimarães De Souza, Nº 160, Térreo, Bairro Felisberto Ferreira Dos Anjos, São Desidério-BA
Horário do Expediente: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Telefones de contato: (XX) XXX-XXXX
E-mails: colocar@email.aqui
9 Nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO):
Nome: Marcos Alessandro Siqueira
Contato: clique aqui
10 Quero saber mais
Para maiores informações, favor entrar em contato pelo canal Fale com o Encarregado (DPO).
Dados desta versão:
Versão 1, revisão 1, publicada em 09 de fevereiro de 2024
Elaborada pela equipe de privacidade da ITware Soluções em TI para o Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas, Títulos e Documentos da Comarca de São Desidério - BA
Revisada pelo Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais do Ofício de Registro, Marcos Siqueira, em 09 de fevereiro de 2024.
CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, HIPOTECAS, TÍTULOS E DOCUMENTOS DA COMARCA DE SÃO DESIDÉRIO- BA
Política de Privacidade
- Introdução
Esta Política de Privacidade (ou simplesmente “Política”), tem por objetivo esclarecer e tornar público o uso dos dados pessoais no Cartório de Registro de Imóveis, Hipotecas, Títulos e Documentos da Comarca de São Desidério - BA, em linguagem clara e acessível.
Para começar, vamos falar um pouco sobre o que é um cartório, também conhecido como serventia extrajudicial.
Os cartórios prestam à sociedade serviços notariais e de registro para garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. Eles formalizam e conservam diversos atos importantes da vida em sociedade, tais como: nascimentos, casamentos e óbitos; escrituras, procurações, testamentos, divórcios e inventários; autenticações de cópias e reconhecimento de firmas; registros de imóveis; notificações e registro de documentos e de pessoas jurídicas; protestos de títulos e documentos de dívida, dentre outros.
Para facilitar a sua busca de informações, informe-nos o tipo de relacionamento que você tem conosco:
- Sou cliente
- Sou colaborador ou candidato a uma vaga de trabalho
- Sou fornecedor ou terceirizado
2 Seção de clientes
Estamos felizes com sua visita em nossa Política e em seu interesse em saber mais sobre como tratamos seus dados pessoais. Em nosso Cartorio de Registro de Imóveis, Hipotecas e Títulos e Documentos e das Pessoas Jurídicas você pode:
- Registrar momentos e atos para obter maior segurança jurídica;
- Anotar um novo ato posterior no último registro.
- Averbar um novo ato que modifica o registro, chamado de
“averbação”.
v Retificar um ato já registrado ou averbado que contenha alguma incorreção.
- Solicitar matricula de um imóvel: caracteriza e individualiza o imóvel, por meio de sua localização e descrição. É nesse documento que constam tanto o registro como as averbações que expõem a situação legal do imóvel;
- Averbar um imóvel: anotar informação que modifica o conteúdo original do documento por acrescentar a ele novas informações. Confere, por exemplo, total legitimidade à compra e venda de um imóvel;
- Registrar um imóvel: registrar a transmissão da matrícula que irá comprovar quem é o dono do imóvel e se houve transferência de uma pessoa para outra;
- Retificar um registro: procedimento que pode ser judicial ou extrajudicial com a finalidade de corrigir erros, omissões e imperfeições que, porventura, existam na descrição do imóvel ou nos dados das pessoas que constam no registro.
Os atos acima podem ser realizados por diversos motivos, entre eles:
· Pela instituição do bem de família;
· Por hipotecas legais, judiciais e convencionais;
· Por contratos de locação de prédios;
· Pela penhora, arresto e sequestro de imóveis;
· Pelas convenções antenupciais;
· Pela extinção do ônus;
· Por contratos de promessa de compra e venda;
· Por decisões jurídicas.
No Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Registro de Pessoas Jurídicas também pode-se solicitar a emissão de certidões sobre os registros realizados.
Abaixo vamos explicar com detalhes como tratamos seus dados pessoais e quais são nossas obrigações durante a prestação de novos serviços.
- TRATAMENTO DE DADOS PARA REGISTRO, ANOTAÇÃO, AVERBAÇÃO OU AVERBAÇÃO
- Dados pessoais que coletamos:
- Dados de seu documento de identificação apresentado, que podem incluir: nome, foto do documento, CPF, RG, CNH, naturalidade, nacionalidade, data de nascimento, sexo, nome de seu pai e de sua mãe, estado civil e profissão;
- Dados biométricos;
- Dados de contato, que podem incluir: números de telefone residencial, comercial e/ou celular, endereço residencial e endereço eletrônico (e-mail).
- Dados de pagamentos dos serviços solicitados.
- A hipótese da LGPD (base legal) nos permite tratar esses dados é o cumprimento de obrigação legal ou regulatória (LGPD, art. 7, II). Seguem abaixo as principais leis e provimentos que devemos observar:
- LEI Nº 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994 (Lei dos Cartórios);
- LEI Nº 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973 (Dispõe sobre os registros públicos, e dá outras providências);
- PROVIMENTO CNJ Nº 50, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015 (Dispõe sobre a conservação de documentos nos cartórios extrajudiciais);
- Quanto tempo meu dado fica guardado no cartório?
- Os registros são de guarda permanente; ou seja, nunca são apagados;
- Os documentos de retificações e averbações ficam armazenados por 5 (cinco) anos;
- Esses prazos foram estabelecidos pela Tabela de Temporalidade de Documentos do PROVIMENTO CNJ Nº 50, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015, que pode ser consultada clicando aqui.
- Com quem podemos compartilhar seus dados:
- Com a SISCOAF - Sistema de Controle de Atividades Financeiras para identificar o modo seguro do seu portador em transações realizadas em ambientes digitais.
- Com o Sistema SCC para registro e consulta de certidões no Estado da Bahia;
- Com o Ministério Público para enviar as informações de demandas pelo Ministério Público;
- Com o Juiz Competente para pedidos de registro, anotações, averbações ou retificações que demandem parecer de Juiz competente;
- Com a Central RTDPJ-BRASIL para emissão de certidões e registro de títulos e documentos e pessoa jurídica;
- Com a ONR – Ofício Eletrônico (Central de Serviços Eletrônicos dos Registradores de Imóveis;
- Com o Sitema DOI – Declaração sobre Operações Imobiliárias;
- Com o Google para compartilhamento de E-mails.
- Com o Sistema Escriba para gestão de serviços do cartório;
- Com o Sistema Métrica DIMENSOR para gestão de serviços do cartório;
- Com o Sistema VHL para gestão cartorária;
- Com o Sistema SOFTWIKI para consultas.
- Seus direitos como titular dos dados pessoais tratados são:
- Confirmação da existência de tratamento (LGPD, art. 18, I);
- Acesso aos dados (LGPD, art. 18, II);
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados (LGPD, art. 18, III);
- Informação sobre compartilhamento de dados (LGPD art. 18, VII).
- Como faço para exercer meus direitos relacionados acima?
- Clique aqui e faça uma solicitação direta ao Encarregado pelo tratamento de dados pessoais do Ofício de Registro em referência.
- TRATAMENTO DE DADOS PARA EMISSÃO DE CERTIDÕES
Para emissão de certidões, 2 tipos de titulares estão envolvidos: a pessoa que informou os dados que constarão na certidão e a pessoa que irá solicitar a certidão.
Para o titular dono dos dados que serão emitidos na certidão, as informações de tratamento estão na seção acima, especialmente em “com quem podemos compartilhar seus dados”.
Para o titular solicitante da certidão, os tratamentos de dados pessoais ocorrerão conforme abaixo:
- Dados pessoais que coletamos:
- Nome completo, vedada a utilização de abreviaturas;
- Número do CPF;
- Número do RG;
- Nacionalidade;
- Estado civil, existência de união estável;
- Filiação;
- Profissão;
- Domicílio e residência;
- Telefone;
- Endereço eletrônico.
- A hipótese da LGPD (base legal) nos permite tratar esses dados é o cumprimento de obrigação legal ou regulatória (LGPD, art. 7, II). Seguem abaixo as principais leis e provimentos que devemos observar:
- PROVIMENTO Nº 61 DE 17/10/2017 (Dispõe sobre a obrigatoriedade de informação do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e dos dados necessários à completa qualificação das partes nos feitos distribuídos ao Poder Judiciário e aos
serviços extrajudiciais em todo o território nacional).
- Quanto tempo meu dado fica guardado no cartório?
- Os documentos que instruem processos ficam armazenados por 5 (cinco) anos.
- Com quem compartilhamos seus dados para esses tipos de serviços:
- Com o titular dono dos dados, de acordo com a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (LGPD),no artigo 18, VII;
- Com terceiros com autorização judicial;
- Com o Ministério Público da União (MPU) ou dos estados (MPE);
- Com órgãos do Poder Judiciário.
- Com o Sistema Central RTDBrasil registro e consulta de certidões no Estado de Minas Gerais.
- Solicitante de certidão para responder a Responder a solicitação de emissão de certidão, conforme Art. 16 da LEI Nº 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973.
- Com o sistema SCC para registro e consulta de certidões no Estado da Bahia;
- Com o Sistema Escriba para gestão de serviços do cartório;
- Com o Sistema VHL para gestão cartorária.
- Seus direitos como titular dos dados pessoais tratadossão:
- Confirmação da existência de tratamento (LGPD, art. 18, I);
- Acesso aos dados (LGPD, art. 18, II);
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados (LGPD, art. 18, III);
- Informação sobre compartilhamento de dados (LGPD art. 18, VII).
- Como faço para exercer meus direitos relacionados acima?
- Clique aqui e faça uma solicitação direta ao Encarregado pelo tratamento de dados pessoais do Ofício de Registro em referência.
3 SEÇÃO DE CANDIDATOS À VAGA DE TRABALHO
- TRATAMENTO DE DADOS DE CANDIDATOS À VAGA DE TRABALHO
- Dados pessoais que coletamos:
- Dados de seu documento de identificação, que podem incluir: nome, foto do documento, CPF, RG, CNH, naturalidade, nacionalidade, data de nascimento, sexo, nome de seu pai e de sua mãe;
- Dados de contato, que podem incluir: números de telefone residencial e/ou celular, endereço residencial e endereço eletrônico (e-mail);
- Formação acadêmica;
- Escolaridade;
- Dados de empregos anteriores.
- A hipótese da LGPD (base legal) nos permite tratar esses dados são:
- Execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados (LGPD, art. 7, V).
- Quanto tempo meu dado fica guardado no cartório?
- Os dados são eliminados ao final de cada processo seletivo, ou seja, assim que a vaga é preenchida.
- Com quem compartilhamos seus dados pessoais:
- Google envio e recebimento de e-mails.
- Com a Contabilidade para a emissão de documentos de departamento pessoal
- Seus direitos como titular dos dados pessoais tratados são:
- Confirmação da existência de tratamento (LGPD, art. 18, I);
- Acesso aos dados (LGPD, art. 18, II);
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados (LGPD, art. 18, III);
- Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados (art. 18, IV);
- Informação sobre compartilhamento de dados (LGPD art. 18, VII).
- Como faço para exercer meus direitos relacionados acima?
- Fale diretamente com o responsável pelo processo de seleção que você está participando, OU
- Clique aqui e faça uma solicitação direta ao Encarregado pelo tratamento de dados pessoais do Ofício de Registro em referência.
4 SEÇÃO DE FORNECEDORES E TERCEIRIZADOS
- TRATAMENTO DE DADOS DE FORNECEDORES
- Dados pessoais que coletamos:
- Dados de seu documento de identificação, que podem incluir: nome, foto do documento, CPF, RG, CNH, naturalidade, nacionalidade, data de nascimento, sexo, nome de seu pai e de sua mãe;
- Dados de contato, que podem incluir: números de telefone comercial, residencial e/ou celular, endereço<
|